O Centro de Ciência para o Desenvolvimento de Soluções para os Resíduos Pós-Consumo: Embalagens e Produtos (CCD Circula) é uma iniciativa inovadora que une ciência, tecnologia e sociedade para enfrentar os desafios relacionados aos resíduos gerados após o consumo, especialmente embalagens e produtos. Aprovado em junho de 2022, o CCD Circula foi selecionado para receber apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) por um período de cinco anos. O centro é liderado pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), por meio do Centro de Tecnologia de Embalagem (Cetea), e tem como base o modelo da Tríplice Hélice, que promove a cooperação entre governo, instituições de pesquisa, universidades e setor produtivo para fomentar a inovação.
A atuação do CCD Circula está estruturada em cinco plataformas interconectadas, que abrangem desde a geração de conhecimento técnico-científico até ações voltadas à comunicação e educação para a sustentabilidade.
Atuação em 5 plataformas
1- Gestão e Inovação para a economia circular nas organizações e cadeias 2- Mitigação do impacto de resíduos orgânicos 3- Design, materiais e tecnologias inovadoras 4- Tecnologias de reuso e reciclagem 5- Educação e cultura para a economia circular
Missão
Desenvolvimento de soluções inovadoras voltadas ao problema dos resíduos pós-consumo para reduzir ou eliminar o seu impacto negativo, com base nos princípios da economia circular e nis Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Liderança
Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL)
Instituição sede
Centro de Tecnologia para embalagem (CETEA/ITAL)
Modelo: tríplice hélice, no qual governo, institutos de pesquisa, universidades e empresas inovam juntos para extrair da pesquisa o máximo de impacto, social ou econômico, em benefício da sociedade.
Consignatário
Pesquisadores de Institutos de Pesquisa e/ou pesquisadores de Universidades ou Instituições de Ensino Superior, em parceria com Órgãos de Governo e, sempre que possível, envolvendo Empresas e/ou Organizações Não Governamentais.
O projeto (Cocriação, Educação e Disseminação de Soluções para Redução de Resíduos Sólidos nos Serviços de Alimentação) conta com a condução da Rede All4Food – FZEA/USP pela Plataforma 5 de Educação e cultura para a economia circular.
Universidades parceiras: FZEA/USP, UNESP, UFMG
Coordenadora da Plataforma 5: Profa. Dra. Vivian Lara dos Santos Silva (All4Food – FZEA/USP)
Pesquisadores: Ana Luiza Camargo Mascarin Cunha – Pós Doutoranda Prof. Dr. Gessuir Pigatto (All4Food – UNESP Tupã) Profa. Dra. Maria Teresa de Alvarenga Freire (All4Food – FZEA/USP) Prof. Dr. Fausto Makishi (All4Food – UFMG)
Instituição Sede: Centro de Tecnologia para embalagem (CETEA/ITAL)
Objetivos: Estruturar, validar e disseminar método para a análise e gestão eficaz de resíduos sólidos no setor de serviços de alimentação com a missão de gerar soluções inovadoras para o problema dos resíduos pós-consumo, baseando-se nos princípios da economia circular e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Para tanto é crucial compreender as percepções de consumidores e dos estabelecimentos de alimentação com delivery sobre resíduos sólidospara permitir a cocriação de soluções inovadoras e a disseminação de conhecimento.
Resultado Esperado
• Cocriação de um modelo de análise e gestão do RSU, elaboração de relatórios sobre o panorama da geração de RSU • Compromisso entre diferentes partes interessadas e compartilhamento de soluções práticas para a redução de RSU, especialmente no contexto de uso de embalagens e desperdício de alimentos em serviços de alimentação com delivery. • Propostas de soluções e inovações do ponto de vista da percepção do consumidor, com foco na educação e disseminação de conhecimento sob a luz da sustentabilidade • Propostas para a redução do impacto ambiental associado a gestão dos resíduos sólidos.