All 4 Food

All 4 Food - Conectar, Observar, Impactar e Inovar

Nesta página, temos as perguntas mais frequentes sobre o Ciclo 3 do Desafio A4F, as quais você pode ler as dúvidas e selecioná-las para ler as respostas.

Dividimos o nosso FAQ em diferentes temas para facilitar ainda mais a solução da sua dúvida. A seguir é possível primeiramente ler o tema abordado, e as perguntas sobre o tema em questão:

Tema Geral

All 4 Food é um programa multidisciplinar ativo, colaborativo e de governança policêntrica no ecossistema de inovação na área de alimentos e bebidas.

A Rede A4F é composta por pesquisadores e alunos das maiores universidades e centros de pesquisa do país (EMBRAPA, IFPI, UFMG, UFMS, UFMT, UFSC, UFSCar, UnB, UNESP, UNICAMP, USP, dentre outras) e o apoio institucional e a parceria de profissionais e pesquisadores da Cargill, Danone, Mondelez International, Nestlé, MDiasBranco e Sebrae, além de outras empresas e profissionais independentes que atuam no ecossistema de inovação em alimentos e bebidas.

O evento ocorrerá de 6 a 13 de maio de 2022.

As informações serão divulgadas em nossas redes sociais (Instagram, LinkedIn, Facebook) e no site www.all4food.com.br.

Não. O Desafio A4F é um espaço para sua Startup ou grupo de Pesquisa receber mentorias nos temas específicos do Edital e divulgar  sua solução para  pesquisadores e profissionais das empresas parceiras  e instituições parceiras do evento (como Cargill, Danone, Mondelez International, Nestlé, MDiasBranco e Sebrae).

O Ciclo 3 do Desafio A4F, voltar-se-á a soluções direcionadas a Cadeia de alimentos inteligentes: conexões da porteira para fora. Para este ciclo, os eixos de interesse são:

  • Marketplace e Figital para cadeias refrigeradas e não refrigeradas: Metaverso, Last mile, e-B2B, e-B2C, Omnichannel, Social commerce;
  • Novas conexões indústria x consumidores;
  • Logística: fornecimento, transporte, segurança de carga, armazenamento;
  • Gestão de riscos em cadeias produtivas (da porteira para fora);
  • Cadeias curtas: produção e consumo local/ regional;
  • Transparência e rastreabilidade na cadeia de valor;
  • Novos modelos de negócios.

Para os inscritos, a duração é de 6 dias, sendo a abertura no dia 06 de maio e demais atividades de mentorias, cursos e palestras de 09 a 13 de maio de 2022.

O Desafio não oferece prêmio em dinheiro. As premiações, a serem divulgadas na sessão de encerramento do evento voltam-se a capacitações e interações ativas com o ecossistema de alimentos e bebidas, conforme disponibilidade das instituições apoiadoras, com destaque para Cargill, Danone, Mondelez International, Nestlé, MDiasBranco e Sebrae.

Não há custos. A programação do evento será gratuita aos participantes e ao público geral.

Sim. Pelo menos um dos membros das equipes selecionadas para o Desafio se compromete a participar das atividades (mentorias agendadas, cursos e palestras).

A comunicação com a organização do evento poderá ser feita por e-mail, WhatsApp e pela plataforma do Evento (contatos disponíveis no site do All 4 Food).

A comunicação com a organização do evento será feita pela Plataforma do Evento e por e-mail (comunicados gerais relacionados às etapas do Desafio) e/ou WhatsApp (dúvidas, resolução de problemas, comunicados urgentes).

Inscrições

A inscrição poderá ser realizada das 08 horas do dia 10 de março de 2022 até às 23:59 horas do dia 10 de abril de 2022.

Para SEBRAE, startup refere-se a uma empresa que nasce em torno de uma ideia diferente, escalável e em condições de extrema incerteza. Entenda esse conceito.

Grupo de Pesquisa é a denominação comum atribuída ao grupo de pesquisadores e estudantes que se organizam em torno de uma ou mais linhas de pesquisa de uma área do conhecimento, com o objetivo de desenvolver pesquisa científica.

Há várias classificações relacionadas ao nivel de maturidade de uma StartUp. Para este desafio, os participantes podem se enquadrar em um desses 5 níveis:

  1. Ideação: ideia existente, investigação da solução proposta para um mercado-alvo e sua escalabilidade.
  2. Início das atividades: constituição da sociedade (CNPJ). Validação do market fit. MVP existente. Registro de propriedade intelectual. Clareza da missão, visão, estratégia inicial e principais marcos para os próximos anos definidos.
  3. Startup: as primeiras vendas já ocorreram. Atração de recursos adicionais (monetário e/ou intelectual). Busca por escala. Contratos com fornecedores e/ou prestadores de serviços.
  4. Expansão: ganho de tração. Receitas crescentes. Lucro inicial. Uso de indicadores-chaves de desempenho (KPI’s) de usuários/clientes para mensurar o crescimento. Implementação de processos, melhoria da qualidade, novas contratações.
  5. Consolidação: alcance de posição expressiva no mercado. Atrai recursos (financeiros e humanos) com facilidade. Lucros crescentes. Associação com terceiros (joint ventures, franquias, parcerias comerciais). Internacionalização.

Sim. E todas as informações do formulário de inscrição são obrigatórias. A inscrição será feita pela Plataforma do Evento e poderá ser preenchida enquanto as inscrições estiverem abertas. A cada acesso, o participante poderá Salvar novas informações e completar seu cadastro de participante. Somente serão efetivadas as inscrições de formulários COMPLETOS até o dia 10 de abril.

Conforme o edital, seu vídeo deverá ter, no máximo, 3 minutos.

Apresentamos diferentes tipos de treinamentos, de acordo com sua disponibilidade em se aprofundarem/meios de aprendizado preferidos:

Não. Conforme o edital do Desafio, somente serão aceitas as inscrições que contenham o vídeo. O não cumprimento de algum critério definido no edital implica em indeferimento da inscrição.

A inscrição para o evento poderá ser feita no site www.all4food.com.br.

O resultado da pré-seleção será divulgado no site do All 4 Food, no dia 25 de abril

As Startups e Grupos de Pesquisa selecionadas receberão um e-mail de notificação, devendo manifestar, entre os dias 25 a 29 de abril, seu interesse em seguir para a próxima etapa do evento.

Serão pré-selecionados e convidados a participarem do evento, Desafio A4F em seu Ciclo 3, até 6 inscritos por estágio de maturação, sendo: (A) Ideação, Desenvolvimento, Validação; e (B) Operação, Tração, Scale up.

Os vencedores do Desafio serão divulgados em 13 de maio, após as bancas de avaliação. A programação detalhada do evento será divulgada no site: www.all4food.com.br

Se o formulário completo já tiver sido submetido na plataforma do evento, você pode editá-lo novamente na seção “Minha inscrição”.

Caso sua equipe não confirme a participação, ocorrerá a desclassificação de sua inscrição. Casos omissos e/ou especiais serão dirimidos pela coordenação do evento.

Gera a desclassificação do candidato: 

  • Descumprir os termos previstos no edital; 
  • Fornecer informações falsas, imprecisas, desatualizadas e incompletas no ato de inscrição e etapas subsequentes do evento;
  • Violar direitos de propriedade industrial e intelectual de terceiros;
  • Infringir quaisquer direitos de terceiros com seus atos durante o evento;
  • Deixar de cumprir com alguma das atividades propostas (participação das palestras, mentorias, oficinas, dentre outros) durante o evento;
  • Inscrição fora do prazo;
  • Envio do pitch final fora do prazo;
  • Conflito de interesse evidente verificado pela comissão de pré-seleção, capazes de gerar alguma vantagem ao candidato.

Mentorias

Não. Uma vez selecionada para participar do evento, sua Startup / Grupo de Pesquisa deve assumir o compromisso de participar de todas as atividades oferecidas no evento. O agendamento de datas e mentores será de livre escolha do participante, contudo, o comparecimento a pelo menos 2 sessões de mentoria é obrigatório.

Todos os agendamentos, disponibilidades de horários e informações sobre mentores será feito pela Plataforma do Evento.

Todas as mentorias serão tripartites, com a presença do participante selecionado, de um profissional da academia (professor/pesquisador) e um profissional do setor produtivo (privado/indústria).

Todos os agendamentos, disponibilidades de horários e informações sobre mentores serão feitos pela Plataforma do Evento.

A seleção de mentores será feita por tema e por disponibilidade de horários. Em  que se considere horário e profissionais disponíveis, a escolha é livre.

As mentorias oferecidas durante o Desafio A4F ocorrerão na Plataforma Discord.

Serão oferecidas, pela organização, sessões de tira-dúvidas sobre a plataforma Discord. Os participantes acessarão em suas “áreas de participante” um tutorial, bem como um informativo sobre as datas e horários disponíveis para tirar dúvidas com a organização.

Não. As sessões de mentoria deverão ocorrer, exclusivamente, na plataforma indicada pela organização. Em caso de violação da regra, o participante e/ou mentor serão retirados do evento.

Não. O participante pode participar de quantas mentorias desejar, respeitando a limitação de horários e profissionais.

A organização do evento não compartilha as informações de contato dos mentores.

Não serão admitidos agendamentos de mentorias fora do período definido pela organização.

Os agendamentos serão confirmados na Plataforma do Evento. Na “área do participante”.

Solicitações de reagendamentos ou desmarcações devem ocorrer com pelo menos 2 horas de antecedência.

Pede-se que aguarde 5 minutos pela chegada dos participantes antes de comunicar a organização. A sessão de mentoria não será considerada frustrada caso pelo menos 1 dos mentores compareça à sessão.

Caso isso ocorra, entrar em contato com a organização do evento em plantão na plataforma Discord. Caso haja problemas técnicos para realização da mentoria por uma das partes agendadas, haverá equipe de plantão para atendimento e realocação de mentores.

O reagendamento de mentorias dependerá da disponibilidade informada previamente pelos mentores. Apenas a organização do evento poderá fazer o reagendamento.

Programação

Não será necessário inscrição prévia nas palestras, porém a organização poderá solicitar aos participantes que compartilhem seus contatos para futuras interações e confecção de Certificados.

Sim. As palestras e cursos serão abertos para todos os participantes no evento. As mentorias com Academia e Empresas serão exclusivas para as Equipes selecionadas.

A programação aberta ao público geral será transmitida via Youtube, no canal oficial do All 4 Food (links no site do evento e redes sociais). Os selecionados para o Desafio receberão links exclusivos para as atividades que compõem o evento.

Sim. De acordo com o edital, após a fase de inscrição, o(s) participante(s) selecionado(s) assume(m) o compromisso de participação de pelo menos um (dos) membro(s) da equipe durante todo o evento. Caso o(s) participante(s) selecionado(s) falte(m) a qualquer dia da programação, não será permitida a apresentação final da proposta, bem como todas as citações do participante serão excluídas dos materiais de divulgação.

Bancas de Jurados

O Desafio A4F é composto por 2 bancas de avaliação, sendo uma banca de pré-seleção dos inscritos no evento e outra para avaliação e premiação dos candidatos pré-selecionados.

Os jurados All 4 Food são pessoas estratégicas, capazes de avaliar a solução proposta pela Startup/Grupo de Pesquisa de maneira imparcial, usando de seus conhecimentos e vivência em negócios, projetos e área técnica.

Os jurados do evento são membros do Comitê Organizador, juntamente a parceiros acadêmicos e do setor privado constituintes do All 4 Food.

Não. De acordo com o edital, a composição da banca avaliadora não incluirá os envolvidos na equipe de mentoria.

Não. O pitch final será apresentado para a Banca de Avaliação no dia 13 de maio pela manhã, sendo as bancas de avaliação um momento de arguição e esclarecimento da proposta junto a esta banca de avaliação.

Caso o(s) participante(s) selecionado(s) falte(m) e não envie(m) o Pitch Final, será desclassificado, bem como todas as citações do participante serão excluídas dos materiais de divulgação do Evento.

Recomenda-se fortemente priorizar os critérios finais de avaliação que serão pontuados pela Banca de Avaliação Final (vide Edital Tabela 3. Critérios Finais de Avaliação).

Caso nenhum dos participantes da Equipe selecionada (s) não participe da Banca Final, será desclassificado, bem como todas as citações do participante serão excluídas dos materiais de divulgação do Evento.

A garantia de condições técnicas adequadas para participação no evento é de  responsabilidade exclusiva do participante. Considerando um evento 100% remoto, caso haja problemas técnicos ou de conexão de internet durante qualquer etapa do Desafio, a Organização buscará formas de equacionar tais problemas com reagendamentos e oportunidades de conclusão da Etapa, contudo, quando não houver possibilidade de resolução destas situações, o participante será desclassificado da Premiação.

Não. O pitch final será apresentado apenas para a Banca de Avaliação.

A ordem de apresentação seguirá a ordem de confirmação de participação do Evento.

A ordem de apresentação será divulgada junto com a programação detalhada do Evento.

Cada critério de avaliação receberá nota de 0 a 10, sendo a média final calculada pela média simples das notas dos avaliadores. A nota final será calculada de acordo com os pesos de cada critério (vide Edital Tabela 3. Critérios Finais de Avaliação).

Sim. As notas recebidas pelos avaliadores estará disponível na área do Participante.

Contato

© Copyright 2022 - Todos os direitos reservados