O Beer Game é uma simulação interativa que ilustra os desafios da gestão de cadeias de suprimentos. Aplicado como metodologia ativa de ensino, promove o desenvolvimento de habilidades como visão sistêmica, colaboração e tomada de decisão.
Descrição do Projeto
O projeto “Vamos Jogar: Beer Game como Metodologia Ativa de Ensino” é uma iniciativa desenvolvida no âmbito da FZEA/USP com o objetivo de integrar teoria e prática por meio da aplicação do Beer Game, um jogo empresarial que simula as dinâmicas de uma cadeia de suprimentos.
O Beer Game foi originalmente desenvolvido pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) e busca demonstrar, de forma prática e lúdica, os efeitos do comportamento humano em sistemas logísticos — como atrasos, oscilações de demanda, comunicação ineficaz e o efeito chicote.
Na FZEA/USP, o jogo é utilizado como ferramenta didática em disciplinas da Engenharia de Alimentos, mas também tem sido aplicado em eventos internos e externos à universidade, alcançando alunos de diferentes cursos e até em ambientes profissionais.
O projeto é parte de uma estratégia de ensino baseada em metodologias ativas, nas quais os alunos e aqueles que joguem não apenas absorvem conteúdo, mas também o experimentam na prática, refletindo sobre decisões, impactos e interdependências.
Resultado Final
Desde sua implementação, o projeto tem demonstrado grande aceitação por parte dos participantes, com impactos positivos em sua formação acadêmica e profissional. A aplicação do Beer Game em contextos acadêmicos e corporativos tem reforçado seu potencial como ferramenta de ensino inovadora.
A equipe é composta por alunos bolsistas e voluntários dos cursos da FZEA/USP, especialmente Engenharia de alimentos. Eles são responsáveis pela organização, aplicação do Beer Game, desenvolvimento de materiais e avaliação de resultados.